quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Sofia deixou os remédios do refluxo!

Não contei no blog antes, mas a Sofia sofria de refluxo. É uma doença terrível cada vez mais diagnosticada entre os bebês. A maioria deles costuma regogitar um pouco do leite após as mamadas, o que é normal. Porém, quando essa regugitação é muito frequente e com força, o bebê pode estar apresentando sintomas de refluxo patológico, e aí a coisa pega. Esse problema é causado pela imaturidade do mecanismo céfalocaudal que é o responsável pela transferência do alimento desde a boca até sua saída no ânus. Pelo fato do bebê regugitar muito e com muita frequencia, o suco gástrico que vem na regugitação acaba queimando o esôfago da criança, fazendo com que o pequenino sinta dores terríveis e muitas vezes pare de mamar. Lembro que a Sofia chorava sem parar quando sentia o refluxo ... assim como no caso da cólica, os pais ficam vendidos, vendo seus filhos chorarem sem poderem fazer nada, e o pior, vendo-os perder peso!
A Sofia tinha refluxo desde o 2o mês de vida. Desde então o pediatra passou dois remédios para ela, o Cloridrato de Ranitidina (o gosto é tão ruim quanto o nome), e a Domperidona. A primeira de 12 em 12, e a segunda de 8 em 8. Isso dá um trabalho .... mas o importante é que a Sofia ficou bem com esses dois remédios. Temos amigos cujos filhos tiveram refluxos fortíssimos e tiveram que tomar medicações mais fortes e mais frequentes.
Ao final do 4o mês levamos a Sofia no pediatra novamente, e ele nos pediu para fazer uma experiência. Tirar um dos remédios. Vã esperança ... a Sofia teve uma recaída e tivemos que voltar com a medicação.
Ao final do 5o mês ela teve uma piora e tivemos que aumentar a dose.
Agora, ao final do 7o mês o médico nos disse para pararmos tudo. "Quê? Cê tá louco?" foi nossa primeira reação ... é muito dolorido para as crianças e para os pais ... mas ... o médico que manda, né? Paramos a medicação no dia 16 de abril e até agora não voltou nada!
O que quero com esse post é dizer aos pais que o refluxo é chato, doloroso, mas que com o tempo se resolve. Tenham paciência. Sabem aqueles amigos que falei antes? Da medicação mais forte? O filhote deles também parou a medicação esses dias, com 2 anos de idade, e estão todos muito bem e felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário